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Código de Ética Inova-se Decorações Ambientais

O nosso código de ética é guiado pelos seguintes princípios:

Entusiasmos ao enfrentar desafios.

Comprometimento com as qualidades de nossos produtos e serviços.

Satisfação do cliente.

Transparência e precisão na divulgação de informações.

Integridade na direção dos nossos negócios.

Modernização tecnológica.

Colaboração com os fornecedores.

Respeito e execução das leis vigentes no país.

Respeito ao meio ambiente.

Objetivos

A Inova-se, através do Código de Ética, reforça seus valores com um conjunto de princípios que orienta um desempenho a ser adotado por todos no cotidiano da empresa. Dependendo de cada um, seja ele parceiro, colaborador, representante, cliente, fornecedor e prestador de serviços, a consulta-lo como fonte para suas intercorrências éticas.

Cada colaborador tem o dever de contribuir para que o código de ética seja respeitado e difundido. Se ocorrer alguma imprecisão sobre a decisão a ser tomada em suas atividades, ou crer que o código tenha sido desrespeitado de alguma forma, converse e peça orientação para o seu superior. Encaminhe um email para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A. Colaboradores

1. O dever da Inova-se é reconhecer que são essas pessoas que fazem a diferença e que o sucesso está relacionado ao estado de comprometimento e participação dos colaboradores para com os objetivos da empresa.

2. É nosso dever e compromisso adotar práticas justas de seleção e contratação.

3. Todos são merecedores de respeito, independente de cargos ocupados ou tempo de atuação na empresa. Este princípio é aplicável também à aqueles que atuam como temporários.

4. Todos possuem a liberdade para apresentar críticas construtivas, sugestões e ideias visando aprimorar a qualidade e desempenho do trabalho e da empresa.

5. A preservação da saúde e integridade física e psíquica dos colaboradores e a promoção da qualidade de vida são valores fundamentais, asseguradas através do cumprimento de leis e normas relativas à Medicina e Segurança do Trabalho.

6. A Inova-se protege e respeita a privacidade e a confiabilidade dos registros médicos e pessoais de seus colaboradores. Esses registros não deverão ser compartilhados ou discutidos fora da empresa, salvo se tal for autorizado pelo próprio colaborador ou exigido por lei, após aprovação da área jurídica.

7. A transparência e a verdade devem estar sempre presente nas relações. Tal postura implica agir com moral e clareza a fim de serem evitadas duplas interpretações ou falsidades.

8. É fundamental reconhecer o mérito de cada um e proporcionar igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existente, segundo as competências e contribuições de cada

9. É inaceitável qualquer atitude de discriminação, desqualificação, intimidação e constrangimento em função de raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, origem, classe social, idade, incapacidade física, estado civil e/ou hierárquico.

10. É proibido qualquer tipo de abordagem importuna ou assédio, quer seja moral ou sexual.

11. É proibido o uso, porte de arma ou porte ou comercio de quaisquer substancias ilícitas nas dependências da Inova-se.

12. Não é permitida a entrada nas dependências da empresa dee de ex-colaboradores , somente mediante autorização da empresa.

13. A Inova-se se compromete a realizar análise responsável na tomada de decisão quanto à necessidade de realizar desligamentos, sendo essa a última alternativa depois de esgotadas as possibilidades de permanência do colaborador.

14. As obrigações nas diversas cláusulas do Contrato de Trabalho, firmado por ocasião da contratação, bem como seus aditivos, são parte deste código de ética.

B. Uso dos ativos da organização por colaboradores:

1. São considerados recursos pertencentes à Inova-se as instalações, veículos, equipamentos, materiais de escritório, matéria prima, produtos acabados, móveis, máquinas, tecnologia, valores, marcas, conceitos, metodologia, conhecimento, informações obtidas na empresa, estratégias de negócios, planos, atividades da empresa, pesquisas, sistemas, inovações e invenções. Todos os recursos devem ser utilizados com zelo e exclusivamente para os fins a que se destinam na empresa.

2. Os sistemas telefônicos, camarás, celulares, e-mail, correio de voz e acesso à internet da empresa destinam-se primordialmente aos interesses da Inova-se. O uso desses sistemas para comunicações pessoais deve ser restrito, respeitando-se as normas e orientações internas da empresa.

3. Não utilizar-se dos recursos e da estrutura da empresa para fins particulares sem a devida autorização da respectiva gerência, conforme normas da Inova-se.

4. É dever de todos prevenir e informar a pratica de furto de mercadorias dentro da empresa.

C. Conduta de Chefias/Colaboradores:

1. Aqueles que ocupam posição de liderança dentro da Inova-se devem dedicar especial atenção à sua conduta e adotar uma postura exemplar que inspire confiança, de forma a ser seguida pelos demais colaboradores.

2. O colaborador poderá questionar a postura das chefias e de outros colaboradores, caso a julgue contrária aos princípios e valores da Inova-se.

3. Não será permitido fazer uso do cargo, função posição ou influência com finalidade de obter favorecimento para si ou para outras pessoas. Não é admissível o uso do cargo para solicitar favores ou serviços pessoais a subordinados;

4. É inadmissível o uso do cargo para influenciar e induzir colaboradores contra a empresa.

5. Não se admite nenhuma decisão que afete a carreira profissional do subordinado baseada exclusivamente em relacionamento pessoal.

6. O trabalho em equipe deve ser estimulado através da cooperação mútua, considerando o respeito das características individuais, contribuindo para a criação de um bom clima de trabalho.

7. A busca de condição entre interesses da Inova-se e do colaborador deve ocorrer prioritariamente por meio do diálogo entre chefias e subordinados.

8. Os colaboradores da Inova-se cultivam a sua consciência de que todas as áreas têm sua importância dentro da organização, interagindo entre si de forma a manter em perfeito funcionamento das atividades da empresa.

9. Todos devem agir com integridade, competência, dignidade e ética quando lidarem com o cliente interno, externo, fornecedores e sociedade.

10. O colaborador tem direito de saber como está seu desempenho. Cabe à chefia orientá-lo individualmente e fornecer-lhe informações que favoreçam seu crescimento profissional.

D. Liberdade com responsabilidade

1. O colaborador deve reconhecer honestamente os erros cometidos e comunicar imediatamente à sua chefia. Eventuais erros devem ser tratados com compreensão e orientação construtiva. A repetição de erros resultantes de descuido, negligência ou falta de interesse, deve merecer rigorosa correção por parte da empresa.

2. O colaborador deve conhecer suas atribuições e atuar sobre elas com responsabilidade.

3. Durante a jornada de trabalho, assuntos de interesse pessoal devem ser evitados.

4. Os colaboradores, na execução de suas atividades, deverão informar às suas chefias as situações que possam acarretar prejuízos à empresa.

5. As críticas e sugestões trazidas pelos colaboradores serão acolhidas pela empresa para análise e providências, desde que sustentadas por fatos ou informações de fontes verídicas.

E. Relação com Fornecedores/Prestadores de Serviços

1. A relação entre a Inova-se e seus fornecedores e prestadores de serviços deve ser harmoniosa e transparente, de forma a garantir qualidade e confiabilidade aos produtos e serviços contratados.

2. Os fornecedores devem ser vistos como uma extensãda empresa, que compartilham dos mesmos princípios éticos e de melhoria contínua da qualidade.

3. A escolha de fornecedores e de prestadores de serviços deve ser baseada em critérios puramente profissionais, técnicos e sempre de acordo com as necessidades da Inova-se, através de processos predeterminados que contemplem a competição ou cotação de preços, a fim de se ter a garantia da melhor relação custo/benefício, de interesses pessoais.

4. É vedada a relação de negócios com fornecedores que explorem direta ou indiretamente mão de obra infantil ou escrava.

5. A Inova-se é seletiva na escolha de seus fornecedores e poderá encerrar uma relação de negócios sempre que houver prejuízo de seus interesses.

6. Presentes, vantagens ou favores oferecidos por fornecedores não devem ser aceitos, salvo cortesias habituais nas práticas comerciais, tais como: Refeições e viagens de negócios; Brindes que estiverem de acordo com as práticas comuns de negócios. Em caso de dúvida, quanto a receber ou não um brinde ou cortesia, converse com sua chefia.

7. As empresas de Representação Comercial devem compartilhar dos mesmos princípios éticos e seriedade na condução das negociações.

F. Clientes e Consumidores

1. O compromisso com a satisfação de nossos clientes e consumidores finais deve refletir-se no respeito aos seus direitos e na busca por soluções que atendem a seus interesses, pautados na missão, visão e valores da empresa, respeitando os compromissos assumidos em relação à qualidade, preços e prazos.

2. Buscar a satisfação e superação das expectativas dos clientes e consumidores, através da constante melhoria na qualidade de nossos produtos e serviços.

3. É nosso compromisso oferecer aos nossos clientes soluções, produtos e serviços que agreguem valor em termo de preço e qualidade.

4. Prestar informações de forma clara, rápida e precisa, com igualdade de tratamento, sem fazer distinções movidas por interesses ou sentimentos pessoais, prezando pela honestidade nas negociações.

5. As ofertas devem ser claras, precisas e completas, para que o cliente possa saber a natureza exata do que é oferecido, os preços, as condições de venda e de pagamento e as obrigações nas quais incorre ao fazer a solicitação.

6. Ao realizar promoções, o regulamento deve ser claro e bem definido, não oferecendo possibilidade para gerar dúvidas em sua interpretação.

G. Comunicação com o Consumidor

A comunicação da Inova-se é regida pelo cumprimento da legislação, dos códigos profissionais e da ética, buscando clareza em todas as divulgações e campanhas publicitárias de seus produtos e serviços.

Publicidade e propaganda:

A divulgação de benefícios falsos ou duvidosos e outras formas de publicidade e propaganda enganosa não são admitidas pela Inova-se.

Será considerada enganosa ou parcialmente falsa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário que caracterize omissão, capaz de induzir o cliente ou o consumidor em erro a
respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e outros dados sobre os nossos produtos e serviços.

Imprensa e meios de comunicação:

A Inova-se preza pelo relacionamento baseado no respeito e na confiança com a imprensa e meios de comunicação. É de responsabilidade da chefia, ou a quem ela designar, relacionar-se com a imprensa e meios de comunicação. Quaisquer solicitações da imprensa sobre informações da empresa, devem ser encaminhadas para a chefia.

H. Prontidão as mudanças e modernizações tecnológicas

1. Demonstramos nosso compromisso na busca constante de atualização tecnológica através de investimentos nos meios de produção e do conhecimento para disponibilização de recursos adequados pararealização das atividades como diferencial competitivo.

2. Manter permanentemente atitude de prontidão às mudanças, quebrando paradigmas.

3. Os assuntos da empresa devem ser tratados com discrição pelos colaboradores e, dessa forma, todo cuidado deve ser tomado ao se fazer comentários sobre os negócios, assuntos e pessoas relativos à empresa em locais públicos. Isto inclui informações estratégicas para a Inova-se, como pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, dados de mercado, planos estratégicos, novas tecnologias, dados específicos da produção, planos e estratégias de marketing. Informações sigilosas não podem ser reveladas pelo

4. Todas as compras de bens devem ser realizadas de acordo com as normas internas.

I. Meio Ambiente

1. É obrigação dos colaboradores e terceirizados que atuam na empresa a imediata comunicação de ocorrências como incêndios ou outros acidentes ambientais, ou a sua chefia, a fim de neutralizar seus efeitos o mais rapidamente possível.

2. É dever da Inova-se buscar o máximo possível de reciclagem de seus próprios produtos.